Notícias

Conselho Jovem da LPP participa de roda de conversa na Rocinha

No dia 8 de julho, os jovens Alex Abraão, Douglas Antônio, Emanuelle Conceição, Matheus Maceió, Ana Maria Santos e Mariana Santos, que compõem o Conselho Jovem da Luta pela Paz, protagonizaram uma roda de conversa na 9ª Festa Literária e Cultural do Instituto Reação, organização que promove o desenvolvimento humano e a integração social através do Judô e da educação, criada pelo medalhista olímpico Flávio Canto e amigos, em 2003.

O Conselho Jovem é um grupo de representantes de cada modalidade ofertada pela Luta pela Paz, através do projeto Maré Unida, patrocinado pela Petrobras, que atua diretamente em ações e decisões institucionais, demonstrando, na prática, a importância da participação da juventude em definir o que impacta diretamente a eles.

O evento promoveu, em um único espaço, encontros com personalidades reconhecidas, atividades ao estilo gincana, manifestações artísticas e interações com vozes de diversas localidades. A mesa em que os conselheiros participaram teve como debate as possíveis formas dos jovens exercerem papéis de lideranças nos lugares que pertencem ou podem pertencer. 

“Eles foram convidados a palestrar por serem inspirações para outros jovens. Foi um espaço de troca entre juventudes, importante, pois compartilham de ideais parecidos, falando sobre liderança juvenil na prática”, diz Juliana Machado, coordenadora de Liderança Juvenil da Luta pela Paz.

Não reconhecer a capacidade de atuação da juventude pode ser fator importante para desestimular e gerar insegurança nessa faixa etária. “É muito importante que outros jovens tenham referências dentro da mesma idade. Enxergar que existem jovens como eles traz confiança e menos medo de errar. Ter jovens protagonistas na sociedade abre portas para que surjam mais e mais jovens querendo aprender e liderar dentro e fora das instituições”, enfatiza o atleta e conselheiro Douglas Antônio.

Jovens do Conselho, junto com a coordenadora de Liderança Juvenil, discursam na roda de conversa no Instituto Reação | Foto: Mariana Barbosa
As conselheiras Ana Maria e Mariana ao lado do ator Jonathan Azevedo | Foto: Mariana Barbosa
Organizadores, palestrantes e público se reúnem para a foto oficial do dia | Foto: Mariana Barbosa

Você também vai se interessar por…