Esporte e Energia – Foi dada a largada para o programa de treinamento do Maré Unida!

No dia 20 de outubro, foi iniciado o programa de treinamento Esporte e Energia, realizado pela Luta pela Paz. O programa faz parte do projeto Maré Unida, patrocinado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro. Nesse primeiro encontro, representantes das 12 organizações de base comunitária e coletivos foram apresentados aos valores e objetivos da LPP e puderam refletir sobre fatores sociais importantes que atravessam os seus trabalhos nos territórios onde estão inseridos. Dentre as organizações selecionadas, participam do treinamento representantes de ações localizadas em Duque de Caxias e Magé, além de comunidades localizadas na região do Caju e do Complexo da Maré no Rio de Janeiro.

O intuito do programa é treinar organizações com as metodologias desenvolvidas pela Luta pela Paz, dar suporte para a compra de equipamentos esportivos e apoio financeiro durante o período do projeto. Cada organização terá a oportunidade de desenvolver e qualificar seu atendimento e gestão organizacional, ao mesmo tempo que integra o intercâmbio territorial que ocorre de forma espontânea nestes encontros durante as cinco semanas de treinamento. 

Para além das sessões de treinamento, cada  organização será acompanhada durante 9 meses para que os aprendizados possam ser melhor aplicados conforme cada território, buscando sempre os melhores resultados de acordo com a realidade local.

Entendemos que é esta atuação direta em parceria com pessoas e organizações que conhecem as potencialidades de seus territórios e já fazem acontecer, mas que muitas vezes carecem de recursos para a execução de suas atividades, que faz a diferença fundamental na vida das pessoas que vivem nestas localidades. Assim, juntas e juntos, esperamos poder contribuir para que o esporte seja a ferramenta de mudança social na vida de, cada vez mais, crianças e jovens moradores de comunidades e periferias.

Você também vai se interessar por…