#VozLPP – Rosane

A presença da solidariedade nos corações Mareenses

A Solidariedade é a manifestação de um sentimento identitário. Por isso, é muito comum ver os moradores de territórios vulneráveis compartilharem o que tem com um vizinho ou conhecido. Entre punhados de arroz, cuidados com os filhos da vizinha dos fundos e uma mãozinha na obra da moradora do lado, existe afeto e cuidado. 

A vida de Rosane alexandre, pedagoga da Luta pela Paz, sempre foi recheada de solidariedade. Mãe de 3 meninas, sempre amou estudar e sonhava em ocupar o espaço universitário. Mas como nada na vida de uma mulher é fácil, principalmente sendo de um território favelado, Rosane passou por inúmeras dificuldades que quase a impediram de realizar seus sonhos. 

Nascida e criada na Maré, Rosane morou na favela do Parque União durante 48 anos. Foi trabalhando em um salão de beleza que experienciou as primeiras demonstrações de solidariedade partindo de suas clientes. Aos poucos, começou a se envolver com o grupo de crianças de sua igreja, sempre cultivando o cuidado e amor ao próximo, até que um casal de amigos observou sua aptidão, acreditaram em seu potencial e arcaram com os custos do curso de pedagogia.  

“Eu fui tão ajudada e acolhida em tempos difíceis, que prometi para mim mesma que sempre ajudaria o próximo com intuito de “devolver” tudo que um dia recebi.” 

Começou a trabalhar na Luta pela Paz no fim de 2008, ajudando a dar aulas de reforço escolar no Pilar de Educação, e pouco tempo depois começou a acompanhar crianças e jovens nas aulas de desenvolvimento pessoal.

Sua grande paixão é trabalhar com crianças, pois se sente acolhida e percebe a reciprocidade do carinho, além de poder ajudar no processo de aprendizagem e construção de caráter de cada aluno e aluna que é o adulto da sociedade de amanhã. Seu trabalho acaba atravessando os caminhos das mães, avós, tias e qualquer outra responsável pelas crianças, o que é um privilégio, já que pode trocar experiências com outras mulheres que, em sua maioria, não tem nenhum tipo de rede de apoio. 

Quer saber mais sobre outras mulheres incríveis que constroem a Luta pela Paz? Clique aqui e descubra. 

Você também vai se interessar por…