Notícias

Por dentro da Maré: Conheça Mônica

Conheça a história de Mônica*, mãe de 4 filhos e moradora da Maré e entenda como a Luta pela Paz está apoiando ela e outras famílias.

Em meados de março deste ano, o Rio de Janeiro deu início ao isolamento social. Aglomerações deveriam ser evitadas e todas as pessoas deveriam ficar em casa. A medida governamental tinha uma razão: coronavírus. Classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o coronavírus já havia deixado milhares de mortes na China, atingido dezenas de países e naquele momento, paralisava a Itália. As notícias de centenas, quando não milhares, de mortes diárias assustava a todos.

Como milhões de brasileiros, Mônica* ficou em casa para proteger seus quatro filhos: Ana*, 13 anos, Lucas*, 12, João*, 11, e sua caçula Mariana* de 1 ano*. Numa casa pequena na Maré, Rio de Janeiro, Mônica e sua família enfrentavam muitos desafios. Como, em uma comunidade com constante falta de água e saneamento básico precário, eles poderiam se proteger? Como lavar as mãos sem água? Como higienizar as roupas quando voltar do mercado?

Mas estas eram algumas das preocupações das milhares de famílias como a de Mônica. Isso porque a cada dia sem sair de casa, era menos um dia sem trabalhar e sem receber. Mônica trabalha vendendo roupas e acessórios, e a dificuldade para pagar o aluguel se somou agora a falta de dinheiro para comprar comida e itens de higiene para ela e seus filhos.

Na Maré, a situação de Mônica e sua família se tornou comum. Uma comunidade com cerca de 13 mil pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza**, é extremamente difícil sobrar algum dinheiro no final do mês para emergências. Por isso, a Luta pela Paz resolveu apoiar as famílias da Maré a enfrentar o coronavírus.

A campanha #CoragemSolidária da Luta pela Paz arrecada doações e, em parceria com a Redes da Maré, outra organização que atua na comunidade, distribuímos água potável, itens de higiene pessoal e alimentos para pessoas em grupos de risco e famílias vulneráveis.

As doações de centenas de pessoas já garantiram que famílias como a de Mônica tenham o que comer e produtos de higiene para se prevenir da pandemia do coronavírus.

Ontem chegou a cesta! Eu só tenho a agradecer. Muito obrigada a todos vocês. Eu estou muito feliz!” – mensagens de Monica enviadas pelo WhatsApp para nossa equipe.

Essa solidariedade cresce a cada dia e até o momento desta publicação já foram 116 famílias atendidas.

A coragem de centenas de pessoas para enfrentar esse desafio de maneira coletiva e solidária já ajudou cerca de 350 moradores da Maré!

Agora os filhos de Mônica podem participar das atividades que a Luta pela Paz vem desenvolvendo com seus alunos. Mesmo sem poder frequentar a Academia, os nossos alunos recebem semanalmente atividades online desenvolvidas por nossos mentores e professores.

Além disso, a Luta pela Paz continua com seu apoio psicológico e suporte social através do telefone. Nesse momento extremamente desafiador, é importante que nossos alunos e suas famílias saibam que não estão sozinhos.

Juntos somos mais fortes!

Doe você também e aumente a #CoragemSolidária.

Para doar por cartão de crédito, acesse https://bit.ly/CoragemSolidaria

Caso prefira, você também pode fazer transferência bancária:

Banco Bradesco (247)

Agência: 0814

Conta Corrente: 1705-1

CNPJ: 09.300.383/0001-98

Não deixe de nos enviar um e-mail para soudoador@lutapelapaz.org com o comprovante de doação para você acompanhar nosso trabalho, enviamos relatórios periódicos sobre o que estamos fazendo nessa emergência.

_________________________________________________________________________

* Os nomes foram alterados para garantir a privacidade da família.

** Dados do Censo Maré 2013, realizado pela Redes da Maré e Observatório de Favelas.

Você também vai se interessar por…