Quem somos
A Luta pela Paz é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem como missão realizar o potencial de jovens trabalhando com eles pela prevenção de violência nas comunidades em que vivem. Através de nossas Academias, Programas Comunidades Seguras e nossos parceiros da Aliança ao redor do mundo, já impactamos mais de 250 mil pessoas em busca de paz e uma sociedade mais justa.
 
Acreditamos que as oportunidades e apoio que esses jovens recebem têm um impacto muito grande em seu comportamento, assim como na forma como que eles se enxergam, como se relacionam com outros e como veem o futuro.

Utilizamos um modelo de saúde pública que foca em três
níveis de prevenção de violência:

  • Fornecemos apoio necessário e oportunidade de inclusão para jovens em comunidades afetadas pelo crime e violência.
  • Focamos em pessoas ou grupos em situação de risco de se tornarem vítimas ou autores.
  • Apoiamos jovens em situação de extrema vulnerabilidade para que não retornem ou se tornem vítimas novamente.
0
2000

A Academia Luta pela Paz (LPP) é fundada como um projeto da ONG Viva Rio em 22/8; o fundador Luke e a assistente social Míriam trabalhavam sozinhos para apenas 10 jovens.

2003

Publicação do livro “Crianças do Tráfico” que aborda essa triste realidade do Rio de Janeiro.

2004

Luke Dowdney, é premiado com o MBE (Membro do Império Britânico) por “serviços para a prevenção da violência e exploração de crianças”.

2005

Publicação da pesquisa internacional “Nem Guerra nem Paz”, que compara a violência armada envolvendo crianças e jovens em 10 diferentes países dos quatro continentes.

Luke é nomeado como líder Ashoka. Construção da própria Academia no Complexo da Maré, Rio de Janeiro e implementação da Metodologia dos Cinco Pilares.

2006

Luke recebe o prêmio da UnLtd pelo trabalho social realizado na LPP.

Avaliação externa da CLAVES / UNDP / PAHO / USP e o Ministério da Saúde do Brasil: “Luta pela Paz demonstra eficiência e efetividade em prevenção primária do crime e violência. Sua metodologia poderia ser replicada com sucesso em qualquer comunidade ou vizinhança onde existe violência armada."

2007

Luke ganha o prêmio “Sports for Good Award” da Laureus World Sports Awards, pela criação da LPP, em Barcelona.

A Luta pela Paz se expande internacionalmente ao abrir a Academia de Londres, em North Woolwich, leste de Londres.

2008

Evento de lançamento da Luta pela Paz como organização autônoma, não mais um projeto ligado ao Viva Rio. A celebração ocorreu no Circo Voador, Rio de Janeiro, com a presença de mais de 500 convidados.

A Luta pela Paz em Londres recebe a visita de Wladimir Klitshcko. O lutador peso pesado, campeão mundial, acompanha alunos e alunas da Luta pela Paz na SENI.

O programa Novos Caminhos é criado na Luta pela Paz no Rio de Janeiro. Mais de 3000 jovens foram impactados pela Luta pela Paz desde sua fundação até 2008, sendo 1600 crianças e jovens somente em 2008.

Tessa Jowell, Ministra das Olimpíadas no Reino Unido, visita a Luta pela Paz em Londres e no Rio.

2009

A Luta pela Paz registra-se com sucesso como uma instituição filantrópica (Registered Charity) na Inglaterra e País de Gales.

É criada a área de Monitoramento, Avaliação e Aprendizado, bem como a nossa Teoria da Mudança é formalmente estabelecida e os nossos cinco valores são introduzidos (Abraço, Coragem, Inspiração, Solidariedade e Campeão).

Academia do Complexo da Maré, Rio de Janeiro: Desde sua abertura até o fim de 2009, 1094 crianças e jovens se matricularam na Luta pela Paz. Uma média de 156 participantes foi atendida por dia.

O programa Novos Caminhos passa a ser implementado tanto na Academia do Rio de Janeiro quanto na de Londres. O Príncipe Charles e Camilla Parker Bowles visitam a Luta pela Paz no Rio de Janeiro.

2010

A Luta pela Paz apresenta sua metodologia e atividades em duas Conferências Internacionais organizadas pela ONU: o VI Fórum Urbano Mundial e o XII Congresso Internacional de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal.

Aumento de 100% no número de jovens no programa Novos Caminhos com a abertura de duas turmas adicionais.

Início do projeto replicação: A Luta pela Paz inicia atividades de codificação para aumentar seu impacto, desenvolvendo materiais de treinamento e conteúdo para replicar os programas e metodologia em outras organizações sociais.

Criação da marca LUTA Sportwear, que tem como objetivo ter seu lucro revertido para financiamento das atividades da organização.

2011

Início do projeto Maré Unida: abertura de dois pólos de atividades em diferentes favelas dentro do Complexo da Maré para aumentar o apoio oferecido.

Realização de duas edições-pilotos do Programa Internacional de Treinamento da Luta pela Paz na Academia do Rio de Janeiro com nove organizações de oito diferentes países (República Democrática do Congo, Costa Rica, Gana, Líbano, Estados Unidos, Quênia, Reino Unido e Uganda), que juntas trabalham com cerca de 1.500 jovens por ano.

O programa Novos Caminhos no Rio de Janeiro cresce 74%.

2012

Implementação da Plataforma Alumni da Luta pela Paz para facilitar compartilhamento e integração com membros das organizações de várias partes do mundo que receberam o treinamento no programa.

O Primeiro Ministro britânico, David Cameron visitou a Academia do Rio de Janeiro. 

2013

A Luta pela Paz treina organizações de vários lugares do Brasil em sua metodologia.

Luke Dowdney, recebe, da organização Beyond Sports, o prêmio “Innovation Through Sport”. A Luta pela Paz recebe o prêmio “Sport for All”, do Comitê Olímpico Internacional, em cerimônia realizada em Lima, no Peru.

2014

Luta pela Paz recebe o Stars Impact Awards for Education. A Luta pela Paz recebe o prêmio Project Oracle Annual Evidence.

103 organizações comunitárias de 24 países fizeram parte dos programas de treinamento da Luta pela Paz. Em conjunto, estas organizações alcançam mais de 100 mil jovens em comunidades afetadas pelo crime e pela violência.

2015

Marca LUTA Sportwear é vendida para Reebok, dando início a parceria global entre a marca e a Luta pela Paz.
132 organizações comunitárias (CBOs) de 25 países fizeram parte do Programa de Treinamento da Luta pela Paz. Em conjunto, estas organizações alcançam mais de 240.000 jovens em comunidades afetadas pelo crime e pela violência. Início do Programa Comunidades Seguras, Kingston, na Jamaica. A Luta pela Paz é reconhecida novamente por sua metodologia inovadora ao ganhar o Beyond Sport Award Na categoria “Esporte para Resolução de Conflitos”.

Visita de Nicola Adams na Academia do Rio de Janeiro, tornado-se embaixadora da organização. Recebemos, em nossa Academia no Rio de Janeiro, representantes do Banco Mundial e do Chicago Crime Lab para que conhecessem de perto nossa contribuição para a prevenção de violência através de nosso trabalho com jovens.

O Ministro da Segurança Nacional da Jamaica visita a Academia Luta pela Paz no Rio de Janeiro, para entender e viabilizar a expansão da Luta pela Paz em seu país. A Luta pela Paz, na figura de seu fundador, recebe o prêmio LIDE na categoria Gestão em Esporte.

2016

Expansão do programa “Comunidades Seguras” para Cidade do Cabo, África do Sul. Três jovens da Luta pela Paz (Raissa, Carlinhos e Roberto) são escolhidos para carregar a tocha olímpica e nosso jovem Paulo Ricardo recebeu a Taça Olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Luta pela Paz recebe o prêmio “Sport for All” do Comitê Olímpico Internacional.

Recebemos a visita do chanceler britânico George Osborne na Academia do Rio de Janeiro. O prefeito de Londres, Boris Johnson, visita a nossa Academia em Londres. A Rede Brasil é criada, treinando sete organizações locais parceiras durante um ano.

148 organizações comunitárias de 25 países fizeram ou fazem parte dos programas de treinamento da Luta pela Paz. Em conjunto, estas organizações alcançam mais de 240.000 jovens em comunidades afetadas pelo crime e pela violência.

2017

Luta pela Paz nomeada uma das 100 Melhores ONGs pela Revista ÉPOCA/Instituto Doar. Programa Campeões na Vida treina 23 técnicos em Estocolmo.

2018

Luta pela Paz ganha o Matt Kendall Award by StreetGames. Luta pela Paz é nomeada pela segunda vez consecutiva uma das 100 Melhores ONGs pela Revista Época/ Instituto Doar. Luke Dowdney ganha o Klaus J. Jacobs Awards – Social Innovators and Change Makers.

Institucional

Embaixadores

Nicola Adams

Nicola Adams OBE é a mais bem sucedida boxeadora da Grã-Bretanha até hoje. Nas Olimpíadas de Londres 2012, ela se tornou um ícone após ganhar a primeira medalha de ouro no Boxe para seu país, um feito que ela repetiu em 2016 nas Olimpíadas do Rio de Janeiro tornando-se a primeira boxeadora britânica a defender com sucesso seu título olímpico por 92 anos.

Entre essas vitórias olímpicas, Nicola tornou-se campeã europeia e da Commonwealth e ganhou o Campeonato Mundial de 2016, assegurando títulos com grande êxito. Ganhar esses títulos no boxe amador fez com que ela tornasse-se uma boxeadora profissional e tem até o momento o recorde de três vitórias e nenhuma derrota.

“Estou muito orgulhosa de ser Embaixadora da Luta pela Paz e apoiar essa organização fantástica com seu trabalho de realizar o potencial de jovens para prevenir a violência em suas comunidades. Tendo visitado a Luta pela paz tanto no Rio de Janeiro quanto em Londres me mostrou a real importância do trabalho que organização faz em escala global e estou muito satisfeita de ter a chance de ajudar a fazer a diferença na vida de jovens e encorajar mais jovens mulheres a fazer parte dessa organização impressionante”.

Nossos parceiros

Nossos parceiros globais apoiam nosso trabalho tanto no Brasil quanto no Reino Unido, fazendo nosso impacto ainda maior.
Os parceiros Brasil apoiam o trabalho que realizamos diretamente na Academia do Rio de Janeiro e atividades que realizamos em território nacional.
Parcerias Institucionais
Parceiros
Apoiadores
Os parceiros Reino Unido apoiam o trabalho que realizamos diretamente na Academia de Londres e atividades que realizamos nesse território.
Parcerias Institucionais
Parceiros
Nossos parceiros internacionais apoiam nossas atividades na Jamaica, África do Sul e com nossos parceiros treinados ao redor do mundo.
Parcerias Institucionais
Parceiros
Empresas e Fundações
Seja parceiro da Luta pela Paz e engaje-se na transformação da vida dos jovens. Clique abaixo para saber mais.
Quero ser parceiro
Quer colaborar?
Doando mensalmente para a Luta pela Paz, você apoia jovens moradores de comunidades que sofrem com o crime e a violência a desenvolverem seu potencial. Clique no link abaixo, faça a sua doação e nos ajude a fazer um mundo com mais paz.
Apoie nossa Luta