#ComunidadeSegura

Em parceria com a Petrobras, a Luta pela Paz lança projeto de engajamento comunitário e atendimento de jovens em São Paulo.

A Luta pela Paz, com experiência internacional em áreas afetadas pela violência, se une à Petrobras no projeto Comunidade Segura levando uma experiência inovadora de atuação junto às comunidades de Nova Savoy (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos), localizadas em territórios de vulnerabilidade social onde há faixas de dutos operadas pela Transpetro  (subsidiária integral da Petrobras). Ao todo, serão mais de 2.100 pessoas impactadas pelas ações do projeto. 

Através de três eixos estratégicos de atuação - Mobilização; Formação e Atendimento. A proposta visa promover o fortalecimento dos diferentes atores sociais presentes nos territórios e aprofundar o relacionamento entre as partes interessadas. Enquanto o primeiro eixo trabalhará a sensibilização sobre a importância da preservação das faixas de dutos e o desenho de propostas de ocupação comunitária das áreas, o segundo atuará por meio de treinamentos, mentoria e trocas de conhecimento. Já no eixo de Atendimento, serão implementados programas de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

“Trata-se de uma oportunidade única de aprendizado e sistematização de uma nova metodologia capaz de gerar resultados que façam sentido para as comunidades locais”, comenta Gabriela Peixinho, diretora de Inovação e Expansão da Luta Pela Paz. 

Segundo a Gerente de Projetos Sociais da Petrobras, Marcela Levigard, projetos como o Comunidade Segura são fundamentais para aprimorar o diálogo com comunidades próximas das operações da empresa, fortalecendo a compreensão da Petrobras sobre os territórios, seus atores e suas demandas. “No contexto de integridade de dutos, projetos dessa natureza ajudam a disseminar informações sobre a segurança das nossas instalações e alertar sobre os riscos envolvidos quando há a invasão, uso inapropriado ou escavação das faixas”, informa.

Além de abordar aspectos de segurança, o projeto irá ofertar atividades esportivas e de qualificação profissional para as comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes e suas famílias e reafirmando o compromisso da Luta pela Paz e da Petrobras de promover transformações sociais positivas nos territórios.