Apadrinhe um Sorriso!

Hoje convidamos você a conhecer um pouco mais sobre uma das quatro organizações que participam da nova formação do Maré Unida, programa de treinamento da Luta pela Paz com patrocínio da Petrobras! 

Hoje convidamos você a conhecer um pouco mais sobre uma das quatro organizações que participam da nova formação do Maré Unida, programa de treinamento da Luta pela Paz com patrocínio da Petrobras! 

A Apadrinhe um Sorriso surgiu em 2009 em Duque de Caxias, mais precisamente no Parque das Missões. Fundada pela pedagoga e moradora do Parque das Missões, Fabiana da Silva, a Apadrinhe um Sorriso tem como objetivo promover a educação continuada e preventiva para crianças e jovens na comunidade. “Senti necessidade de pensar em ações para suprir o abandono social e educativo presente no cotidiano de crianças e jovens da comunidade e comecei na época do Natal, com uma ação específica para essa data. Hoje já  temos 230 alunos matriculados entre 2 a 19 anos em múltiplos projetos.”

A ONG hoje tem aulas de teatro, canto cênico, capoeira, educação ambiental e rodas de leitura. 

No mês de Julho, a Apadrinhe um Sorriso promoveu um grande evento especial para mais de 150 pessoas, com apoio da Luta pela Paz, no CIEP da região. A parte da manhã foi dedicada ao público infantil com a apresentação do grupo de dança-teatro da Apadrinhe um Sorriso com coreografia elaborada por um dos jovens da organização; campeonato de futebol para crianças de 6 a 13 anos; roda de capoeira com a presença da equipe de capoeira da Luta pela Paz e oficinas de artes. Já, na parte da tarde, eram mais de 100 adolescentes e jovens participando das atividades (campeonato de futebol com alunos da Apadrinhe um Sorriso e jovens convidados da comunidade Beira-Mar e oficina de Defesa Pessoal para Meninas, com Raissa Lima (Pra Elas/ Luta pela Paz).

"Este evento e as atividades da Apadrinhe um Sorriso como um todo são as opções de lazer que temos no Parque e através dessas atividades educamos os menores e reeducamos os jovens na forma de pensar", nos contou Matheus Moura, 20, ex-aluno do coral da Apadrinhe um Sorriso e atual voluntário das atividades de futebol. O jovem acredita que a Apadrinhe um Sorriso promove a mudança nas crianças e jovens participantes da organização.

Conversamos também como voluntário Iago Marques. Iago tem 22 anos e é estudante de Educação Física na UERJ. O jovem atuou como árbitro dos jogos do evento: "Estar dentro de quadra é uma forma de catarse para as crianças, pois é um espaço onde elas extravasam e permitem que suas emoções sejam mostradas de forma natural. Ter espaços como este, para extravasar e se divertir, é fundamental para estas crianças que muitas vezes vivenciam situações de violência e vulnerabilidade social".

Fechando o evento, tivemos ainda uma mesa redonda com o tema “O Esporte como Ação Transformadora” com a participação de Roberto Custódio (Luta pela Paz), Raíssa Lima (Pra Elas / Luta pela Paz), Sofia Vandelargo (ex-tenista e estudante de Educação Física da UERJ) e Thiago Marçal (fotógrafo esportivo).  

Foi, sem dúvidas, um dia de muita diversão e de muito aprendizado para ficar na lembrança de todas crianças e jovens que puderam participar. Um dia que só foi possível graças a nossa união!