A HISTÓRIA DE RAFID: DEDICAÇÃO TOTAL AO JUDÔ!

Rafid é um jovem aluno da Luta pela Paz em Londres e o seu comprometimento e dedicação ao esporte são inspiradores.

RAFID É UM JOVEM ALUNO DA LUTA PELA PAZ EM LONDRES E O SEU COMPROMETIMENTO E DEDICAÇÃO AO ESPORTE SÃO INSPIRADORES. O SEU TREINADOR DARREN TORNOU ESSE RECONHECIMENTO PÚBLICO AO TORNÁ-LO, NESTE MÊS, VENCEDOR DO PRÊMIO "DEDICAÇÃO TOTAL AO JUDÔ" PELOS GRANDES AVANÇOS QUE TRILHOU EM NOSSA ACADEMIA. 

“RAFID É UMA REVELAÇÃO DA NOSSA EQUIPE DE JUDÔ AQUI NA LUTA PELA PAZ,  SEMPRE PRESENTE E MUITO DISPOSTO A AJUDAR TODAS E TODOS. AGORA ELE ESTÁ AINDA MAIS ANIMADO DEPOIS DE GANHAR O PRÊMIO", NOS CONTA DARREN. “É INCRÍVEL VER COMO O JUDÔ FOI E É IMPORTANTE PARA ELE. QUANDO CHEGOU AQUI ELE ERA MUITO TÍMIDO, MAS AGORA ELE NOS AJUDA MUITO DURANTE NOSSOS TREINOS E A GENTE CONSEGUE VER COMO ELE É IMPORTANTE PARA O PROGRESSO DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO". 

Encontramos Rafid para saber um pouco mais sobre o papel do judô em sua vida e como ele o ajudou a crescer, sendo um campeão não apenas no tatame:

"Eu cheguei na Luta pela Paz em 2015 acompanhando um amigo meu que nunca tinha estado aqui antes também. A gente tava procurando alguma coisa diferente para fazer. Eu comecei praticando jiu jitsu porque era uma turma com menos gente e eu era muito tímido, então isso era importante pra mim. 
O judô acabou entrando na minha vida meio que por acidente. Eu cheguei um dia pra aula e o horário tinha mudado. Mas como eu tava sem os meus óculos no início acabei não percebendo que eu tava na aula de judô!"
- nos conta Rafid, rindo da situação - "Confesso que eu fiquei bem confuso de cara, mas acabei gostando tanto do judô que resolvi praticar as duas modalidades. Hoje eu posso dizer que o judô é o meu favorito!" Rafid conta para gente que apesar de gostar de esportes, antes da Luta pela Paz, ele não se sentia confortável em praticá-los:

"Pra mim, aqui é diferente de todos os outros lugares que eu conheço. Eu acho que os outros espaços acabam sendo muito formais, sabe? Aqui, não. Logo que eu cheguei já fui muito bem recebido, com pessoas sorrindo para mim e eu adorei. Isso realmente faz a diferença no seu dia. E aí eu chego na área de treino e encontro o meu treinador, o Darren, que é muito engraçado... E os aprendizados que a gente tem aqui são sempre divertidos também. Ele é um treinador incrível. É como se ele não fosse apenas um treinador, mas um colega com quem eu posso sempre contar."

Rafid acha que uma das principais mudanças que ele pode perceber desde que chegou na Luta pela Paz foi em sua autoconfiança:
"Antes eu era aquela pessoa que chegava em qualquer lugar e sentava em um canto, sabe? Eu não falava com ninguém antes de entrar na Luta pela Paz. Agora é muito diferente. Eu vivo andando pela Academia e falando com todo mundo, ajudando a treinar novas pessoas e é isso que mais me motiva em estar aqui hoje - é incrível. Eu sinto que ser treinador é o que eu quero para a minha vida também. Hoje o que eu mais gosto é de poder sentar em uma das salas aqui da Academia e poder conversar com todo mundo - porque aqui todo mundo vem e conversa com você. Até uma cadelinha chamada Candy de vez em quando está pela Academia e também faz festa ao ver qualquer pessoa. Em particular, eu posso dizer que todo mundo aqui da Luta pela Paz me ajuda muito, cada um de uma maneira, principalmente a equipe de Suporte Social, na forma com que eu lido com a minha depressão. Temos acompanhamentos individuais também e a equipe da Luta pela Paz sempre me ajuda a encontrar formas de lidar e superar os problemas."